Abrir um bar, um restaurante, uma tap house ou até mesmo uma distribuidora é o sonho de muita gente. Mas antes de começar é preciso planejar! Começando pela escolha do local que deve ser bem localizado e preparado para receber os vasilhames e bebidas, a decoração do espaço deve ser pensado para o serviço que planejamos entregar, treinamento e contratação de funcionários, controle de qualidade e estoque… e muita disposição.
Por isso, hoje vamos te ajudar com dicas de como vender chopp para facilitar a logística do seu estabelecimento. Vamos lá?
Por que vender chopp?
Preferidos da clientela, muitos estabelecimentos optam pelo chopp. Mas a verdade é que existem muitas vantagens de se vender chopp, como a rapidez na refrigeração e a facilidade em manter a temperatura ideal para consumir.
Dicas do consultor cervejeiro de como vender chopp:
1 - Decida como será feita a refrigeração dos barris
O primeiro passo é pensar no projeto de refrigeração do chopp para que não precise realizar adaptações depois do local pronto.
Também é importante definir quantas torneiras você deseja ter no espaço e isso varia conforme os tipos de cerveja que você vai vender e o fluxo de saída do chopp no seu estabelecimento, dependendo do número de mesas do seu estabelecimento, será preciso adquirir uma câmara fria, assim você consegue armazenar os barris de chopp e mantê-los refrigerados, prontos para servir.
Fazendo este planejamento prévio você garante maior assertividade na sua lucratividade e evita transtornos posteriores.
2 - Quais equipamentos você vai precisar?
Para colocar a venda de chopp em funcionamento, você irá precisar contar com alguns equipamentos, além dos barris de chopp.
Para quem optar por chopeiras elétricas, trave ou outros sistema de refrigeração, é importante ter uma máquina pré-resfriadora que deverá ser instalada por um técnico responsável, entre as torneiras e os barris de chopp para deixar a bebida gelada instantaneamente;
Abaixo, alguns exemplos de equipamentos:
Cilindros e linhas de gás, ou seja, a tubulação que irá transportar o gás.
Válvula extratora e linhas de chopp.
As torneiras, é claro, também chamada de taps.
Pingadeira, que é o suporte para coletar as gotinhas e sobras de chopp que caírem naturalmente da torneira durante o serviço. Pode ser instalado logo abaixo das torneiras.
3 - Quais estilos você vai escolher vender? E quanto?
Outro ponto de atenção durante o planejamento é definir os estilos de chopp que você pretende vender. Claro que isso pode se alterar à medida que você identificar as preferências de seus clientes, mas é importante ter uma estimativa.
Defina, por exemplo, uma ou duas torneiras com estilos fixos, como o Pilsen e um Ambar e mais uma ou duas torneiras para testes de outros rótulos sazonais. Ao identificar a rotatividade média, você pode alterar os barris de acordo com a saída. É muito importante contar com parceiros de confiança para a entrega dos barris.
A Cervejaria Três Lobos produz diversos estilos de chopp e cerveja em garrafa e conta com mais de 500 pontos de venda em Belo Horizonte e região.
Para ser um PDV parceiro é muito simples. Entre em contato via e-mail, telefone ou redes sociais. A nossa equipe comercial fará o atendimento e as recomendações necessárias para garantir as melhores entregas para seu negócios.
4 - Programe como servir seus chopps
Em geral, o chopp é servido em taças ou copos de 300 mL ou 500, mas você também pode apostar em canecas de 700 mL e em taças menores de 200mL, régua de degustação é sempre uma opção charmosa.
É necessário ter bolachas porta-copo (uma ótima maneira de expor a sua marca e da cervejaria parceira), jogo americano e outros artefatos para melhorar a experiência do seu cliente ao consumir a bebida. Em relação ao serviço, você pode optar pelo garçom, atendente de balcão, ou até mesmo auto-serviço.
5 - Treine como extrair o chopp
Depois de definir o serviço, caso você opte pelos garçons ou atendimento de balcão, é importante realizar treinamento frequentes de como servir o chopp. Assim, você evita desperdícios e garante um serviço padronizado, com a bebida sempre gelada e com colarinho adequado.
Padronizar o processo de limpeza dos copos. Resíduos prejudicam a qualidade e sabor do chopp e da espuma (além, é claro, de serem perigosos à saúde).
Ao servir o chopp, mantenha o copo a 45º graus e aos poucos vire-o no sentido vertical sem deixar que o bico da torneira toque o líquido. É importante manter o colarinho e deixá-lo com cerca de 2 cm de espessura.
A temperatura da bebida varia conforme o estilo de cerveja.
Agora você já sabe como vender chopp e pode começar a comercializar!
Envie uma mensagem de WhatsApp ao atendimento comercial da Cervejaria Três Lobos e, seja um de nossos PDVs parceiros e venda o melhor chopp de BH.
Comments