top of page

Cervejas para harmonizar com churrasco.


Churrasco desperta paixões, assunto sério entre Chefs especialistas aos churrasqueiros de fim de semana. Cada um tem seu jeito próprio de escolher, temperar e assar as carnes.

Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social! Por isso, é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família em torno de saborosas carnes preparadas na brasa. Da conversa boa sem hora pra acabar e aquela dupla que não pode faltar: carne e cerveja.


Sabia que é possível fazer harmonizações interessantes de cervejas com as diversas opções de carnes e acompanhamentos em um típico churrasco brasileiro?


Dica 1 - Weizenbier com pão de alho e queijo assado



Protagonistas, essa dupla de petiscos geralmente abre os trabalhos na hora do churrasco. Cervejas de trigo clara, bem leve e refrescante com leve acidez. Dica de cerveja para começar, uma Backer de trigo bem gelada servida num copo weiss.


Dica 2 - Lager com carnes branca



Carnes brancas são coringas que quando assadas na brasa, ganham notas diferenciadas. A dica aqui é apostar em um estilo bem leve e versátil suficiente para acompanhar. Sugiro a cerveja Backer Pilsen, que possui leves notas de malte, super refrescante.


Dica 3 - Amber Lager e carnes vermelhas magras


Carnes que geralmente não tem tanta gordura, geralmente são mais suaves no sabor. Nossa dica para harmonização é a cerveja Capitão Senra Amber Lager, mais encorpada que as cervejas do estilo Pilsen, leve sabor de malte torrado, vai acompanhar muito bem carnes grelhadas.


Dica 4 - Blonde Ale e as carnes mais fibrosas com gordura.



Carnes mais fibrosas e com gordura vai bem com cervejas mais alcoólicas e encorpadas. Nossa dica aqui é a Cerveja Medieval, uma blonde ale encorpada, com notas carameladas e complexa nos aromas.


Dica 5 - American IPA e picanha


O corte favorito dos brasileiros combina muito bem com cervejas do estilo americano mais lupuladas. A picanha tem sabor marcante e uma capa de gordura essencial para manter a suculência e sabor da carne. Nossa dica para acompanhar é a cerveja American Pale Ale 3 Lobos, uma APA frutada, fresca, que limpa o paladar e deixa a experiência ainda melhor.


Dica 6 - Double IPA com costela e cupim


Cortes gordurosos que requerem bastante cocção, como costela e cupim, são bastante aguardados no churrasco. Geralmente são servidos no final e seguem a lógica de harmonização aplicada às carnes gordurosas: Gordura pede cervejas alcoólicas ou amargas. A dica de acompanhamento para estes cortes é a cerveja Tommy Gun, uma double Ipa super aromática e de alto amargor.


354 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page