Qualidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem atuado intensamente na Cervejaria Três Lobos de modo a validar as melhorias que foram feitas nos processos internos durante a suspensão das atividades. Após criteriosa e apurada análise, autorizou o regular funcionamento da Cervejaria, liberando oportunamente cada etapa do processo produtivo.

Na mesma linha, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente expediu a licença ambiental e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte o alvará de funcionamento do estabelecimento, além de ter sido expedido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, atestando que a Cervejaria possui as medidas de segurança necessárias e previstas na legislação estadual.

Importante informar que, após o acidente, a Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas – CGVB, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), instituiu, pelo CGVB INFORMA nº 002/2020, de 10 de março de 2020, nova recomendação relativa ao uso de líquidos anticongelantes na produção de cervejas em todo o território nacional.

A Cervejaria Três Lobos, cumprindo, como de praxe, a normatização de produção do setor, substituiu o líquido anticongelante de seus sistemas de refrigeração, passando a utilizar apenas o álcool etílico potável. Todos os produtos fabricados pela Cervejaria Três Lobos são testados com base na Instrução Normativa IN N° 65 de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que “Estabelece os padrões de identidade e qualidade para os produtos de cervejaria”, e somente após aprovados são liberados para comercialização e consumo. Mas, mais importante que isso, estabelecemos como padrão que os controles e certificações de qualidade internos devem superar as exigências normativas, constituindo novos parâmetros a serem tomados como padrão para futuras normatizações.

Certificado de Análise de Bebidas

Este produto foi testado conforme determinado pela Instrução Normativa IN N° 65 de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que “Estabelece os padrões de identidade e qualidade para os produtos de cervejaria”.
O laboratório de controle de qualidade da Cervejaria Três Lobos realizou os testes apresentados abaixo e todas as especificações foram alcançadas.

Imagem com tabela dos parâmetros mínimo e máximo conforme especificações da MAPA

O laboratório Hidrocepe realizou os demais testes descritos a seguir e as especificações também foram atingidas.

Imagem com tabela com resultado da pesquisa do laboratório Hidrocepe